AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS GL EVENTS BRASIL

1) Programa Corporativo de sustentabilidade

O programa de sustentabilidade da GL events está baseado em três pilares voltados para a sustentabilidade que se completam e estão presentes em toda cadeia de produção de eventos, na qual a companhia atua.
Think Green – voltado para a proteção ao meio ambiente
Think People – focado no desenvolvimento das pessoas
Think Local – Respeito às características e culturas locais em cada uma das sociedades em que a empresa está presente. Tem por objetivo a criação de valor em cada localidade.

Certificação – A GL events deu início ao processo de certificação ISO 14001 (norma internacional de gestão ambiental) para seus espaços na França. Em parceria com a GL events, a Hall Expo (Paris) iniciou o processo para obter a ISO 20121 (norma internacional de gestão da sustentabilidade) em 2014.

Think Green

A GL events Brasil segue um programa global de responsabilidade ambiental idealizado por sua matriz francesa. O programa está presente em todas as etapas da cadeia de produção e execução de evento com o objetivo de reduzir impacto de sua atividade no meio ambiente. O programa Think Green (Pense Verde) está presente desde a organização e planejamento até a reutilização e gestão do lixo dos eventos realizados pela GL events no Brasil e no mundo.

Think People

O programa Think People (Pense em pessoas) foi desenhado para proporcionar aos colaboradores da companhia as condições de desenvolvimento profissional e formação adequada. Esse projeto tem por objetivo também a formação e capacitação de mão-de-obra voltada para o setor de eventos.

2) GL events Brasil

Parceria com a Fundação Gol de Letra

A GL events Brasil poia a Associação Gol de Letra França, criada em 2002, para divulgar o trabalho realizado pela Fundação Gol de Letra no Brasil e captar recursos para os nossos programas e projetos. Além disso, a associação facilita a realização de um intercâmbio anual entre jovens brasileiros e franceses, feito em parceria com a ONG francesa Sport Dans La Ville.
Em 2014, a GL events fechou parceria com a Fundação Gol de Letra, dos craques Raí e Leonardo, para a doação de um novo ginásio poliesportivo na sede carioca da instituição, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. O projeto receberá investimentos de R$ 675 mil da GL events Brasil e beneficiará diretamente os 400 jovens atendidos pela Gol de Letra no Rio de Janeiro.

3) Riocentro

Investimento ETE

Para receber a Rio+20, a GL events antecipou um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão para dragar a Lagoa e o Rio Camorim, que ficam dentro do Riocentro.
O centro de convenções conta ainda com uma Estação de Tratamento de Esgoto capaz de tratar 340m³ de esgoto por dia.

Carpetes e lonas ecológicas

A GL events dá prioridade a materiais sustentáveis nos eventos que realiza, como carpetes produzidos a partir de garrafas PET e lonas e tintas ecológicas. A Rio+20, realizada no Riocentro em 2012, utilizou materiais totalmente ecológicos que após o encerramento da conferência foram totalmente doados para a ONG Doe Seu Lixo que o transformou em bolsas, sacolas, nécessaires, entre outros produtos.

Rio +20

Todo o carpete utilizado foi para acústica e revestimento do piso dos pavilhões 1,3,4 e 5, e como para as tendas montadas no Riocentro fora de materiais reciclados, o que poupou o meio ambiente de 10 mil garrafas PET. Cada metro do carpete é produzido com nove garrafas PET.

Outra preocupação foi usar lonas e tintas ecológicas (lona Discovery-2 – 440 GSM impresso em tinta Eco Solvente marca Tech Ink e Látex marca HP) para a confecção de toda a comunicação visual da Rio+20, como painéis, módulos de parede, banners, sinalização interna de publicidade e merchandising.

A realização da Rio+20 gerou 2.550m³ de divisórias de madeiras que foram utilizadas na montagem da infraestrutura e inteiramente doadas. Cerca de 30 caminhões com capacidade para 85 m³ saíram do Riocentro com destino a empresas de cenografia, fábricas, marcenarias e comunidades carentes. Por exemplo, na região do Camorim, na Barra da Tijuca, a Assembleia de Deus dos Últimos Dias recebeu 2 caminhões; a Comunidade São Gonçalo do Amarante recebeu 4 caminhões; a Igreja Pentecostal recebeu 2 caminhões; e a Igreja do Alto Camorim recebeu 3 caminhões.

Parceria Casa Ronald McDonald – RJ

A Casa Ronald McDonald-RJ e o Riocentro têm uma parceria solidária e permanente. Todos os eventos realizados pela GL events Brasil no centro de convenções, na Barra da Tijuca, recebem um estande de divulgação da instituição. O Riocentro foi o apoiador máster da Associação de Apoio à criança com Neoplasia do Rio de Janeiro e do evento McDia Feliz 2012, em prol de crianças e adolescentes com câncer. No dia 25 de agosto, toda renda arrecadada com a venda de sanduíches Big Mac foi revertida para 76 projetos de apoio e combate ao câncer infantojuvenil de 58 instituições em todo o Brasil.

4) Fagga

Carpetes Reciclados

A Fagga prioriza materiais ecológicos em todos os eventos que realiza, utilizando carpetes e lonas produzidos com materiais reciclados.

Com quase meio século de experiência em promoção e organização de feiras, a Fagga l GL events Exhibitions é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. O portfólio composto por feiras como a Bienal do Livro Rio, Rio Franchising Business, Première Vision São Paulo, Interseg tem como foco realizar eventos sustentáveis.

5) HSBC Arena

Reutilização de águas pluviais

A HSBC Arena opera um sistema de reuso de águas pluviais com quatro reservatórios de 160.000 mil litros cada para aproveitamento de água da chuva. Em alguns meses, a economia chega a 50%.

6) Top Gourmet

A Top Gourmet implantou um modelo de coleta seletiva de lixo em todos os eventos que realiza – na HSBC Arena e no Riocentro – que assegura a destinaçao correta dos resídudos. A cada evento, o lixo orgânico não reciclável é encaminhado para descarte correto e os materiais reciclados são coletados pela empresa Prorecicle, que realiza a separação e posteriomente, o encaminhamento dos materiais para as indústrias recicladoras. Aproximadamente a metade de todo lixo coletado é reciclável.

Em junho, a TOP Gourmet deu início a uma parceria com a ONG Favela Orgânica, e patrocinou a degustação de alimentos sustentáveis no complexo gastronômico do Centro Internacional de Transmissão (IBC), da Fifa, instalado no Riocentro. O Projeto Favela Orgânica é uma iniciativa pioneira nas comunidades da Babilônia e Chapéu da Mangueira, na Zona Sul do Rio de Janeiro.